O QUE AS OVELHAS ENSINAM

 

1. A vida de uma ovelha depende muito do tipo de pastor que ela tem. Se a ovelha tiver um pastor malvado e cruel, provavelmente sofrerá e sua vida será difícil. Ou se o pastor for preguiçoso e não tomar conta da ovelha, ela pode passar fome e até morrer de inanição!

Mas se o pastor for delicado e corajoso, e não pensar primeiro em si mesmo, a ovelha será saudável, forte, satisfeita e feliz.

2. Mais do que qualquer outro tipo de animal, as ovelhas precisam de atenção e cuidado. O pastor precisa proteger as ovelhas de tigres, lobos, cães e ladrões. O pastor precisa proteger suas ovelhas o tempo todo do dia e da noite. (E sabe, Deus é o pastor, e o protege o tempo todo também!)

3. As ovelhas são animais tímidos e medrosos. Elas se apavoram com muita facilidade, e esse medo as impede de fazer muitas coisas que são boas para elas.

4. As ovelhas têm “mentalidade de massa” – elas têm “instinto de turba”. Elas farão o que todas as outras ovelhas estiverem fazendo! Se uma ovelha se apavora e corre, todas as outras correm junto, sabendo ou não porque estão correndo.

5. As ovelhas são animais de hábito. Elas gostam de seguir as mesmas trilhas vez após vez. Continuarão pastando na mesma terra até praticamente destruir o pasto – e comerão grama ruim!

6. As ovelhas são conhecidas como animais muito teimosos. Elas precisam de um pastor para guiá-las no rumo certo.

7. As ovelhas são animais muito estúpidos, obtusos. Elas às vezes simplesmente ficarão paralisadas se houver perigo por perto. Às vezes elas nem sequer tentarão correr em busca de segurança; entrarão em pânico e nem mesmo balirão.

8. É fácil saber quem é o dono da ovelha porque, normalmente, o pastor põe em suas ovelhas uma marca na orelha. Essas marcas  são semelhantes e feitas à brasa. A orelha das ovelhas é cortada. Cada pastor põe a mesma marca em todas as suas ovelhas.

9. As ovelhas não se deitarão para descansar a menos que:

a.      não estejam com medo

b.      estejam de bem com todas as outras ovelhas

c.      não estejam sendo molestadas por nenhuma mosca ou inseto

d.      não estejam famintas

10. As ovelhas dão “cabeçadas” umas nas outras. Elas seguem também uma certa ordem de “cabeceamento”. A ovelha mais velha em geral tem posição mais alta de poder. Se  uma ovelha mais jovem estiver comendo num trecho de grama que a mais velha deseje, ela cabeceará a mais jovem para tira-la dali! A mais jovem fará exatamente a mesma coisa com aquelas que forem mais novas do que ela. Mas quando o pastor chega perto, as ovelhas se esquecem do motivo pelo qual estavam brigando e se comportam bem.

11. A ovelha precisa de terra boa para se alimentar ou ficará faminta! Se a ovelha ficar com fome, ela se manterá em pé e não sairá à procura de alimento para satisfazer sua fome. As ovelhas não podem dormir se estiverem com fome, e não adianta nada para o dono se ficarem nessa condição. Elas ficam nervosas e perturbadas com muita facilidade, e se não se alimentarem com comida certa, qualquer coisa as perturbará.

12. As ovelhas são perturbadas por muitos insetos diferentes –

todos os tipos de moscas, pernilongos, borrachudos e outros insetos voadores. Muitos desses insetos miram direto o focinho das ovelhas! Se entrarem no focinho, eles podem pôr ovos. Quando esses ovos se desenvolvem, as larvas entram nas passagens do focinho e causam inchaço, irritações e às vezes cegueira. As ovelhas baterão a cabeça contra árvores e pedras para tentar fazer com que esses insetos parem de perturbá-las, e às vezes isso pode matá-las. Outras ovelhas sacudirão a cabeça por horas e horas. Algumas correrão até simplesmente caírem de tanto correr. A primeira vez que um bom pastor vê isso acontecendo com suas ovelhas, ele coloca óleo na cabeça da ovelha e em torno do focinho. Isso acalmará as ovelhas.

13. As ovelhas precisam de água! O corpo da ovelha tem 70% de água, de forma que a água tem muita relação com quanta saúde e força a ovelha tem. As ovelhas obtêm água principalmente de três  lugares:

a.      fontes e ribeiros

b.      poços fundos

c.      orvalho na relva (Sim, orvalho na relva!)

As ovelhas conseguem passar sem beber água, por longos períodos, se tiverem acesso ao orvalho da grama,  bem cedinho, antes que o sol o evapore.

14. As ovelhas podem ficar “abatidas”. Isto significa que elas ficam viradas de costas e não podem levantar-se de novo por si mesmas. Se o pastor não vier rapidamente até a ovelha, ela pode morrer! Quando o pastor encontra uma ovelha nessa posição, ele fala suavemente com ela e esfrega suas pernas para restaurar a circulação. A ovelha se torna “abatida” porque está à procura de um lugar macio, porque está com lã demais ou porque simplesmente estás gorda demais!

15. No aprisco – o lugar onde as ovelhas dormem – o pastor se deita na entrada ou porta para guardá-las. Se ladrões ou predadores tentarem entrar e ferir as ovelhas, têm de passar por cima do pastor – porque ele é a porta.

         Depois de ler “O QUE AS OVELHAS ENSINAM”, faça uma das maneiras como você se relaciona com o que acabou de aprender. De que forma você se parece com as ovelhas?

 

                                        Extraído do livro: “Deus onde estás?”

                                        Autor: Kay Arthur